Olá,

sou Carmen Janssen, psicanalista com formação clínica e sexóloga. Especialista em sexualidade humana pela Faculdade de Medicina do ABC/ISEXP e Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana/SBRASH. Também tenho especialização em terapia sexual pelo Centro de Psicologia e Sexologia/CEPSISEX, na Colômbia.

Minha atuação profissional, há 23 anos, se divide entre palestras pelo Brasil e em países da América Latina e Europa com temas relacionados à sexualidade e aos relacionamentos e no atendimento em meu consultório particular, em Vinhedo/SP ou via SKYPE, (desde que a pessoa tenha webcan).

Já escrevi cinco livros e todo mês participo como sexóloga no Programa Versátil & Atual da Rede Família de Televisão, desde 2015, onde interajo ao vivo com os telespectadores. Também sou parceira do Portal Sexo sem Dúvida.com.

Sou Docente do Curso de Pós-Graduação em Terapia Sexual, do Centro Universitário Salesiano de São Paulo/UNISAL e do Instituto Paulista de Psicanálise/IPP, unidades de Vinhedo/SP e Indaiatuba/SP.

Já estive no programa do Jô e em diversos programas da televisão brasileira, ao longo da minha carreira. Também atuei como Consultora de Comportamento no quadro ”Transformando a Relação”, no programa Hoje em Dia, da TV Record.

Como tudo começou - do Brasil ao Exterior

Na década de 90, fiquei conhecida por ter criado, de forma inédita, cursos diferenciados sobre sexualidade e autoestima da mulher, que atraíram milhares de mulheres de todo o Brasil.

Quebrei um grande tabu na área da educação sexual, ao mostrar que um profissional acadêmico pode usar temas atraentes como pompoarismo, prazer, sensualidade e erotismo, de maneira divertida e lúdica, sem perder a seriedade científica, visto que esses temas fazem parte da vida real.

Meus cursos ficaram conhecidos internacionalmente e por isso fui convidada a ministrar palestras em diversos países. Também recebi convites para apresentar a minha metodologia inovadora em congressos internacionais de sexualidade. Já ministrei palestras na Espanha, França, Portugal, Colômbia e Peru.

Recebo convites com frequência para ministrar conferências e oficinas em eventos científicos internacionais e palestras para o grande público.

Fui colunista de Comportamento do Jornal Folha de Campinas e da revista feminina Ouse, editora Símbolo e da revista masculina Blow Up, editora MCJ.

Apresentei o Programa de Rádio, Mulher de Corpo e Alma, que foi ao ar, no ano de 2016, às quartas-feiras, às 10h da manhã, pela Rádio Capela FM, 105.9. Este projeto foi uma campanha de saúde pública que desenvolvi para levar informação sobre saúde e sexualidade à população.

Como produtora de conteúdo contribuo com frequência, escrevendo para revistas, jornais e sites.

Formação - Brasil e Exterior

  • Psicanalista com formação clínica (com base no tripé Freudiano – teoria, análise pessoal, supervisão clínica) pelo Instituto Paulista de Psicanálise/IPP.
  • Estudou  Psicanálise com abordagem Grupoanalítica de Casal e de Família pela Sociedade de Psicoterapia Analítica de Grupo de Campinas – Instituto de Formação Dr. Bernardo Blay Neto.
  • Especialista em Sexualidade Humana pela Faculdade de Medicina do ABC e Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana/SBRASH.
  • Especialista em Terapia Sexual para Transtornos Sexuais Femininos – Centro de Psicologia e Sexologia/CEPSISEX – Barranquilla – Colômbia.
  • Título TESH e membro da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana/SBRASH.
  • Licenciatura Plena em Pedagogia e Bacharel em Letras (inglês-português) pela PUC Campinas/SP.
  • Pós-graduada em Pedagogia Empresarial (andragogia e didática do ensino superior) pelo Centro Universitário – Claretiano- Batatais/SP.
  • Master Practitioner em Programação Neutrolinguística pela ACTIUS (Curso reconhecido pelo Instituto Sádhana da Espanha).
  • Personal Life Coach. Estudou no Integrated Coaching Institute/ICI. Curso credenciado pelo International Coach Federation.
  • Viveu em Paris, onde estudou a língua e a literatura francesa nas Universidades SORBONNE, INSTITUT CATHOLIQUE e École ALLIANCE FRANÇAISE. Lecionou o idioma francês durante dez anos, quando retornou ao Brasil.

Atualização
Constante

  • Workshop “Terapia de Casal e Sexual” com Esther Perel (Bélgica) – SP.
  • Workshop “Casais, Terapias e Terapeutas com Dr. Saul Fuks (Argentina) – ITFCCamp/Campinas-SP.
  • Presença constante em eventos científicos de sexologia e cursos de atualização em sua área de atuação.

Temas das Palestras

Suas palestras abordam o tema da sexualidade (para ambos os sexos), dentro do contexto da qualidade de vida com linguagem simples, leve e divertida, sem perder o rigor científico do conteúdo.

Destaque

Foi pioneira no Brasil (nos anos 90) em criar cursos diferenciados sobre sexualidade, poder pessoal, qualidade de vida e sensualidade para mulheres, ao introduzir dinâmicas corporais lúdicas e sensuais em seus cursos e workshops. Com linguagem atraente, divertida e sem perder a seriedade científica, trouxe uma nova faceta para a área de educação sexual da mulher, trabalho que a destacou no mercado nacional e internacional, aumentando ainda mais a sua credibilidade, em meados dos anos noventa. Milhares de mulheres já participaram de suas palestras, sendo procurada, inclusive, por atrizes de renome e celebridades da TV para atendimento individual em seu consultório.

Atua em associações, empresas, universidades, teatros, clubes, shoppings, convenções, livrarias, escolas e hospitais:

Homenagens

Homenagem recebida do conceituado Instituto Paulista de Sexualidade, por sua participação no livro ‘Histórias das Sexologias Brasileiras’, em 2015, junto a outros sexólogos brasileiros.

Nessa obra, Carmen Janssen narra sua autobiografia profissional: metodologia, bases teóricas e filosóficas e a inovação na sua atuação como educadora sexual, desde a década de 90, na criação de cursos diferenciados sobre sexualidade e autoestima para mulheres.

Homenagem recebida do Corpo de Bombeiros e Bombeiras do Estado de São Paulo, por sua participação como Palestrante no I Encontro de Bombeiras Militares da PMESP em 2008.