Sexo pode ser para sempre! O que você acha dessa afirmação? Concorda ou discorda? Sexo na terceira idade.
A vida é uma só. Então, por qual motivo teríamos de nos privar das delícias que a vida nos proporciona, logo quando temos mais experiência na vida?
É importante deixar claro que ninguém é obrigado a fazer sexo. Cada um deve decidir sobre o que quer para a sua vida!
Mas, deixar de fazer sexo por causa da idade, já não faz mais sentido! É preciso quebrar esse tabu! Idosos fazem sexo!
Sabemos pelos estudos em sexologia, que algumas mulheres que não tiveram uma boa vivência sexual, ao longo da vida, tendem a não se interessar por sexo após a menopausa. Mas, a dificuldade não está na queda dos hormônios e sim no histórico de vida sexual dessas mulheres.
Quando a pessoa idosa lida bem com a própria sexualidade, ela tende a ter motivação e desejo para o sexo como qualquer outra pessoa mais jovem.
A velhice passou por grandes transformações nos últimos tempos. Hoje vivemos mais! As pessoas envelhecem com mais saúde, convívio social, praticam esportes e namoram muito!
O tabu da sexualidade na velhice está associado à falsa concepção desse período com recolhimento, cuidar de netos e esperar o fim da vida.
Precisamos aproveitar todas as experiências que estão disponíveis para nós, independentemente da idade. Isso inclui a sexualidade e o sexo!
O tabu existente sobre a vida sexual na terceira idade faz com que muitos idosos não sejam cuidadosos com a saúde: muitas pessoas viveram em épocas que a camisinha não era tão necessária, ficando expostas a doenças.
O tabu e o desconhecimento desses idosos promovem uma vulnerabilidade no que tange à gestão da vida sexual e a própria saúde.
Portanto, precisamos educar sexualmente nossos vovôs e vovós! E como dever de casa, é preciso deixar de lado os tabus que privam pessoas de manifestar e realizar seus desejos livremente. Sexo é bom para todo mundo!
Carmen Janssen
Psicanalista, escritora e sexóloga.
Membro da Sociedade Brasileira de Estudos em Sexualidade Humana.