Sem dúvida, cada uma de nós tem seu jeitinho próprio de dar e receber prazer, suas posições e brincadeiras favoritas. Porém, há um fator que todas as mulheres concordam quando o assunto é um sexo de qualidade: a lubrificação vaginal. 😉
A famosa “secura” vaginal, volta e meia, está na roda de papo entre amigas. Como lidar?
A falta de lubrificação vaginal, muito incômoda, pode estar relacionada a fatores físicos ou psicológicos. Quanto aos fatores físicos, pode ser o aumento da prolactina durante a amamentação, baixa produção de estrogênio, ser variações hormonais, menopausa, tratamentos de quimio ou radioterapia, entre outros.
Quanto aos fatores psicológicos; inibição sexual, falta de conhecimento do próprio corpo e de suas sensações, estresse, distração na hora H, preocupação demasiada em agradar o parceiro (ou a parceira) ou até mesmo, problemas pessoais e baixa autoestima.
Outro fator importante a considerar que a mulher, muitas vezes, tem dificuldade de admitir, é que o relacionamento afetivo-sexual, não anda bem.
Tudo isso afeta, de maneira negativa, o seu interesse pelo sexo e, em consequência, a lubrificação não vem. Afinal, o cérebro é o nosso órgão sexual mais importante.
Para garantir que haja lubrificação é MUITO IMPORTANTE NÃO PULAR PRELIMINARES! Lembrando que as preliminares já são o ato sexual.
Explore as fantasias sexuais para aumentar o fluxo sanguíneo para a região genital.
Antes da penetração sua vagina precisa estar lubrificada. Abuse das carícias que te deixam excitada, converse com o parceiro (ou a parceira), se precisar, ensine a arte de masturbar uma mulher!
Procure prestar atenção em sua qualidade de vida como um todo, para tentar identificar o que pode estar desencadeando essa situação e assim, poder buscar ajuda profissional.
Procure seu ginecologista e se não houver causas físicas, procure um terapeuta sexual.
Carmen Janssen
Sexóloga, palestrante internacional
Especialista em disfunções sexuais femininas