Vamos falar um pouco sobre cuidados para a autoestima? Às vezes, precisamos ficar em silêncio para perceber os sussurros do corpo.
Sim, nosso corpo nos dá sinais sutis o tempo inteiro de como ele gosta de ser tratado. Você sabe o que faz seu corpo feliz?
Sabia que ele gosta quando você usufrui da própria companhia? Quando passa cremes em seus pés, enquanto ouve uma música gostosa com seu chá preferido, servido ao lado da cama…
O corpo adora ser nutrido com alimentos de verdade, ama quando você o leva para passear em uma caminhada, quando você cuida das plantas em casa, pratica artes marciais, alonga ou o contorce em aulas de yoga.
Ele vibra mais ainda, quando você sai por aí, despreocupada, só para sentir o vento na pele e o sol penetrando nos poros.
Nosso corpo está sempre pronto para nos servir e agradece quando retribuímos todo esse amor.
Mas, ele fica muito triste quando percebe nossas inseguranças, traumas e medos. Então, ele se retrai e até perde a energia.
Inseguranças e tristeza são sentimentos válidos que nos indicam que algo não vai bem. Mas, quando não damos atenção ao nosso corpo, não conseguimos perceber seus sinais de alerta!
Além disso, você nem imagina como é dolorido para ele, cada vez que sentimos nojo dos seus fluidos, ciclos e descontentamento pelo formato que ele tem.
Por isso, não é necessário buscar perfeição lá fora. Todo o seu funcionamento já é perfeito e digno de amor.
Quando não estamos em harmonia com o nosso corpo, ficamos vulneráveis a sintomas de ansiedade, depressão, insônia, infecções ginecológicas… muitas vezes, é somente nessa hora lembramos de como é importante cuidar e nutrir o nosso templo.
O mundo nos leva a olharmos o tempo inteiro para fora, mas quantas vezes impomos os limites e conseguimos, enfim, olhar para dentro de nós mesmas com amor e cuidado?
Pense nisso e pratique esse autoamor!
CARMEN JANSSEN
Psicanalista, sexóloga e palestrante internacional.
Sexóloga no Programa Versáti & Atual – Rede Família de Televisão