Há mulheres que sentem prazer, mas nunca conseguiram chegar ao orgasmo. Existem também aquelas que não sentem prazer, mesmo recebendo estímulos. E há aquelas que só chegam lá com muita dificuldade.
O que há de errado, afinal?
Por que tantas mulheres ainda não conhecem bem o próprio corpo? Por que a masturbação ainda é um tabu para elas?
Muitas vezes, culpa, vergonha e nojo são fantasmas de uma educação religiosa e repressora. O que muita gente não sabe é que o prazer sexual é um direito humano universal e fonte de bem estar físico e emocional.
Quando a questão está relacionada a tabus e preconceitos, o caminho para chegar ao orgasmo começa por conhecer mais sobre si mesma.
Pensando nisso, separei algumas dicas:
1) Para desmistificar essa questão, comece pelo sentimento de aceitação. Reconheça que você é merecedora de sentir prazer.
2) Olhe-se no espelho nua com os olhos e o coração abertos. Entre em contato com seus tabus. Abrace a mulher que você é! Use um espelho pequeno para observar com atenção sua vulva, seu clitóris, seus lábios internos e externos, seu ânus. Entre em sintonia com todas as partes do seu corpo!
3) Faça do banho diário um momento de descoberta para despertar os sentidos do tato, olfato, visão e audição. A água morna estimula as terminações nervosas da pele, enviando mensagens de relaxamento para o sistema nervoso central, condição ideal para um orgasmo. Apenas relaxe, sinta!
4) Abuse de fantasias sexuais. Leia contos eróticos, busque por conteúdos que te despertem sexualmente, que desafiem os seus preconceitos. Tudo é válido!
5) Brinquedos como vibradores e dildos também são ótimos companheiros. Estimule sua mente para o prazer.
6) Certifique-se com o seu ginecologista que sua falta de desejo não tem a ver com causas hormonais.
Sinta-se merecedora de sentir prazer. Permita-se e as recompensas virão!
Quer mais detalhes e orientações na prática? Dá uma olhada!
CARMEN JANSSEN
Psicanalista, sexóloga e palestrante internacional.
Sexóloga no programa Versátil & Atual – Rede Família de Televisão.