Parar de menstruar costuma ser um dos primeiros indicadores do fim do período fértil da mulher, ou seja, do início da menopausa, principalmente se ela está na faixa entre 45 e 55 anos. Algumas mulheres podem sentir algum desconforto, tais como ondas de calor, variações de humor, dores de cabeça, ciclos menstruais irregulares e até insônia, por causa da diminuição dos hormônios (progesterona, estrogênio). Por outro lado, muitas nada sentem.
Essas mudanças, geralmente, começam a acontecer no climatério, período que precede à menopausa. É importante estar atenta e conversar com o médico. Uma das mudanças que ocorre no corpo da mulher são alterações urogenitais (uretra e bexiga), causando dificuldade de esvaziamento e aumento da frequência das micções, perda involuntária de urina, além de secura e atrofia vaginal, devido à perda de elasticidade.
A falta de estrogênio também contribui para a diminuição da libido. Fazer exercícios de contração vaginal para ajudar no fortalecimento pélvico, desde que com orientação correta, é muito importante, pois a prática também contribui para o estímulo da síntese de colágeno e lubrificação da vagina.
O uso de lubrificante, à base de água, também ajuda a diminuir o desconforto na hora do sexo, mas desde que haja real desejo por parte da mulher, para continuar desfrutando do prazer sexual, pois o lubrificante sozinho não resolve. A mulher precisa desejar a relação e estar relaxada.
Os médicos costumam indicar a ingestão de cálcio para ajudar no fortalecimento dos ossos e prevenir a osteoporose. A reposição hormonal costuma ser indicada para aliviar os sintomas do processo de envelhecimento, prevenir infarto ou tratar eventual depressão. Contudo, cada caso é diferente, essa decisão deve ser discutida com o profissional.
Quem tem tendência à depressão ou uma atitude mais passiva diante da vida deve ficar ainda mais atenta, pois essa fase geralmente coincide com transformações exteriores, vida profissional, perda de entes queridos, filhos saindo de casa e a revisão da vida a dois.
Sentimentos de tristeza quando prolongados, podem ter suas causas desvendadas na psicoterapia. Em caso de dúvida, deve-se consultar o médico.
Fazer exercícios físicos e ter uma dieta balanceada é fundamental, devido ao ganho de peso e acúmulo de gordura, natural dessa fase. Além de que essas atitudes proporcionam bem-estar físico e mental. Vale ressaltar que aceitar essa etapa da vida com serenidade irá ajudá-la a encontrar recursos disponíveis para que você tenha uma melhor qualidade de vida sempre.
Carmen Janssen