Como manter acesa a chama depois de anos de convivência
Às vésperas do Dia dos Namorados as pessoas começam a planejar jantares românticos, a fazer reservas em belas suítes de motéis, a comprar presentes para a pessoa amada, e tudo isso vai criando uma atmosfera de romance e sensualidade no ar.
No entanto, esse também é um bom momento para fazermos um balanço de como costumamos nos comportar nos outros dia do ano, porque manter a vida sexual estimulante a medida em que os anos passam é um desafio que todos os casais enfrentam. Felizmente o casamento hoje não é mais um arranjo funcional como era antigamente. As relações atuais tem como pré-requisito o amor. E o sexo precisa ser prazeroso.
Mas, é bom lembrar que a vida amorosa precisa ser sempre reciclada. A sedução deve ser constante, é preciso estar atento e saber distinguir o amor-amizade do amor-erótico.
A amizade se traduz na cumplicidade, nos valores e interesses em comum, importantes para a manutenção do relacionamento. Tem a ver com a lealdade e os cuidados com o outro. O amor erótico envolve a atração, o desejo sexual, o erotismo, a sensualidade e o sexo.
Para o homem não é complicado separar sexo de amor, pois ele aprendeu a separar as duas coisas. Mas, a mulher não foi educada da mesma maneira, para ela a disposição para o sexo depende muito de como anda a qualidade da amizade na relação. Muitas mulheres se queixam que o parceiro só é carinhoso quando quer fazer sexo. Elas também reclamam que os homens estão muito acomodados. Felizmente não são todos, mas é bem comum esse tipo de queixa.
Para a mulher é muito estimulante ter um parceiro que se preocupa de verdade com ela. Mas, infelizmente muitos homens pensam que o mais importante em um casamento é não deixar faltar nada em casa. O que eles não percebem, é que geralmente, falta afeto, atenção, delicadeza no trato, gestos de amor e compartilhamento de responsabilidades.
Hoje em dia, com raras exceções, a mulher não quer mais um provedor, antes de mais nada ela quer um amante, que seja cúmplice e companheiro e que esteja disposto a compartilhar com ela, os projetos que decidiram concretizar juntos.
Vale lembrar que não existe mais o “papel” do homem ou da mulher, no mundo moderno falamos de vida compartilhada. Filhos, por exemplo, são de responsabilidade de ambos, não basta apenas pagar as despesas é preciso compartilhar do dia-a-dia nas pequenas coisas, como a educação que dá trabalho. Conheço homens que para esquentar uma mamadeira fazem um drama danado, eles dizem que mulher tem mais jeito com crianças. E o que é pior, muitas vezes a própria mulher também pensa assim, então assume tudo sozinha e se sobrecarrega.
Mas, depois reclama do marido, diz que não tem vontade de transar, porque anda cansada e ele não a valoriza.
Isso ainda acontece porque estamos passando por uma fase de transição. Por isso é fundamental que ambos se atualizem e aprendam a atualizar valores. Pode levar algum tempo, mas se cada um se empenhar em fazer a sua parte, as coisas tenderão a ir se ajeitando e ambos terão mais tempo para ficar juntos.
A você leitor, sugiro que procure estabelecer alguns horários para conversar com a sua amada, compartilhe responsabilidades da vida em comum. As mulheres, mesmo trabalhando muito, geralmente não descuidam do parceiro e estão sempre preocupadas em agradar.
Reserve momentos para se curtirem, darem boas risadas, contarem piadas. Olhe nos olhos dela, repare em seu corte de cabelo, em seu sorriso, veja como ela está cada dia mais bonita, mais madura. Olhe-a como mulher e não como a mãe de seus filhos. Pratique seu lado amante-sedutor, isso o fará sentir-se mais vivo.
Será que você ainda a beija como antes? sente que evoluiu como amante nos últimos anos? Está seguro de que hoje você conhece melhor do que antes, as preferências sexuais dela?
O casal que é comprometido com a intimidade sexual, faz sexo cada vez melhor e com o tempo ambos vão ficando mais à vontade um com o outro. Não se trata de manter acesa a chama da paixão, pois sabemos que a paixão dura em torno de dois anos, mas de manter-se enamorado, motivado a estimular a sensualidade, o que significa entregar-se sem pressa aos prazeres dos cinco sentidos, cuidando de satisfazer a parceira.
Sempre temos muito a aprender, compre livros que possam ensiná-lo a desfrutar melhor do sexo. Ler reduz o analfabetismo sexual.
O antigo Kama Sutra veio para o ocidente de forma extremamente resumida, mas seus escritos originais continham um ensinamento profundo que objetivava ensinar ao homem que queria se tornar um bom amante. Suas lições consideravam desde a decoração do ambiente, os aromas que incluíam insensos e óleos aromáticos até a maneira de agradar sexualmente a mulher.
Livros e artigos que falam sobre a sexualidade masculina também o ajudarão a superar mitos e possíveis tabus, que geralmente geram muita ansiedade nos homens. Afinal também é muito importante estar preparado para saber lidar com as mudanças do corpo. A medida que o tempo passa a sexualidade muda, mas pode continuar a ser prazerosa e estar bem informado é importante para a sua autoestima.
Uma dica sensual
Quer surpreendê-la neste Dia dos Namorados? Prepare uma massagem sensual, alterne os movimentos com toques firmes de “amassamento” e outros mais leves, depois faça carícias bem suaves com penas, plumas ou pincel. Compre um óleo aromático agradável para massageá-la, é fácil encontrá-lo em boutiques sensuais ou sex-shops.
Certifique-se de manter o quarto aquecido, agradável, pois o inverno está chegando. Decore o quarto com flores como ensina o Kama Sutra e mantenha meia luz. Frutas secas, damasco, uvas, morangos, nozes e castanhas são muito bem vindas, acompanhadas de um champanhe. Ela não vai resistir e você ganhará muitos pontos.
Mas, sedução e gentilezas, não devem acontecer somente em datas comemorativas, surpreenda-a de vez em quando.
No entanto, se você está sozinho e ficou com água na boca, não desanime, lembre que o cotidiano é o cenário da sedução, aproveite para autoconhecer-se e aprimorar- se nas artes sensuais. Esteja preparado e disponível, por que a qualquer momento o amor da sua vida pode aparecer.