Eles estão espalhados por todos os lugares e sempre causando sofrimento às pessoas. É difícil identificá-los. O melhor antídoto é o conhecimento.
Quando se fala em psicopatas a maior parte das pessoas ainda associa a imagem de criminosos violentos e assassinos em série. Embora muitos psicopatas sejam assassinos, nem todo assassino é psicopata e nem todo psicopata é assassino.
Psicopatas não são doentes mentais, pelo contrário, são muito conscientes de seus atos. A psicopatia é um transtorno de personalidade antissocial e de acordo com estudos neurocientíficos é um defeito cerebral que tem um forte componente genético, é uma falha no sistema límbico (parte do cérebro responsável pelas emoções). As conexões cerebrais que fazem a pessoa sentir empatia pelos outros, não funcionam no psicopata. Ele(a) é insensível e sua principal característica é a total falta de sentimento de culpa ou arrependimento, quando comete um delito.
Inteligentes e extremamente individualistas, os psicopatas geralmente são sedutores, simpáticos e manipuladores. Eles usam essas “qualidades” para conseguir tudo o que querem. Sua missão de vida é aproveitar-se da humanidade custe o que custar. São indivíduos capazes de destruir a vida de uma pessoa sem sentir um pingo de remorso. Sua estratégia, eliminar todos os obstáculos. E não adianta tentar consertá-lo, o cérebro dele não é capaz de responder.
Aquele que tem um grau mais leve de psicopatia é o camarada enganador que sacaneia as pessoas para tirar vantagem delas. Ele se diverte com isso, não paga as próprias dívidas por opção, seduz mulheres carentes para conseguir dinheiro e depois desaparece, finge que é médico ou diz ser especialista de alguma área do conhecimento sem nunca ter feito sequer nenhuma formação ou especialização.
Na empresa é aquela pessoa que puxa o tapete de todo mundo para conseguir uma promoção, torna a vida das pessoas um inferno e até rouba a empresa.
É aquele cara conhecido como “esperto”, que vive para satisfazer, exclusivamente, as próprias necessidades. Ele não vai te matar, mas ele é um psicopata!
O difícil é provar, pois por ele ser muito carismático ninguém vai acreditar em você.
Os psicopatas podem se disfarçar de cartomantes, líderes religiosos que se enriquecem a custa dos fiéis, podem estar entre os políticos, falsos empresários, entre tantas outras variações.
Ou seja, ele pode morar na sua casa!
Por outro lado, o psicopata assassino não tem a menor dificuldade para matar. Ele é cruel e se diverte com a humilhação e o sofrimento da vítima. Assassino ou não, o psicopata é sempre frio e calculista e totalmente indiferente aos sentimentos alheios, não tem laços familiares nem com a própria família, mas pode fingir sentimentos com maestria se isso lhe convier. Fique atento e afaste-se dele!
O psicopata costuma apresentar uma tendência à crueldade desde a infância. Alguns são crianças extremamente cruéis e com frequência causam sofrimento físico a pequenos animais, são agressivos e na escola, humilham colegas e professores, eles têm péssima adaptação social e dificuldade para seguir regras.
Se essas manifestações aparecerem repetidas no comportamento do seu filho, é preciso buscar ajuda psiquiátrica para encontrar as possíveis soluções.
Carmen Janssen.
Artigo publicado em minha coluna no Jornal A Folha de Campinas.
*Permitida a cópia, desde que mencionada a autoria do artigo.